Tiago Lucas Web

Visualize a minha Galeria. Vale a pena ver...;,

Loriga à Noite

A Beleza de Loriga à noite...

Pela Calada da Noite

Documentário sobre a Ementa das Almas em 2 Episódios...

Alterações Climatéricas

DUAS IMAGENS... O MESMO LOCAL... ESTAÇÃO DO ANO DIFERENTE...

Nevão 2010

Loriga a Suíça Portuguesa

terça-feira, agosto 31, 2010

Reflorestação da Serra da Estrela avança após intervenção de recuperação de solos


O ministro da Agricultura, António Serrano, admitiu hoje que a reflorestação das áreas ardidas na Serra da Estrela só deverá ocorrer após a intervenção de recuperação de solos, apontando para março de 2011.
«O fundamental agora, que temos que garantir, é a intervenção, nos terrenos, de emergência pós incêndios» através de medidas que «estão a ser programadas», disse o ministro aos jornalistas em Seia, onde iniciou uma visita às áreas ardidas naquela zona do distrito da Guarda.
Segundo António Serrano, a Autoridade Florestal Nacional está a elaborar os relatórios da área ardida nos concelhos da região da Serra da Estrela tudo apontando para a destruição de mais de 4500 hectares de área.
«É precioso fazer aqui uma intervenção de recuperação de solos na ordem de um milhão de euros», anunciou o ministro, no início da sua deslocação a zonas ardidas dos concelhos de Seia e de Gouveia, esclarecendo que se está a »falar de limpeza e de recuperação de linhas de água».
Disse que «esse é o trabalho de emergência que tem que ser feito em todas as zonas onde houve incêndios» e «só depois desse trabalho realizado e depois de ser planeada a intervenção na florestação, é que ela pode decorrer».
Pelas contas do ministro, que falava aos jornalistas no Centro de Meios Aéreos de Seia, a reflorestação das áreas ardidas «nunca irá decorrer» antes de Março de 2011.
Nesta deslocação, o ministro também contactou com populares de Girabolhos (Seia) e de Cativelos (Gouveia), a quem deu conta das medidas disponibilizadas pelo seu Ministério «para alimentação animal» e para a floresta. (in Porta da Estrela)

sábado, agosto 28, 2010

Capa da Semana - Loriganet

Se o Blogue Loriganet fosse um Jornal Semanal esta seria a 1.ª capa do mesmo



sexta-feira, agosto 27, 2010

Jubileu de Vida Consagrada

As Irmãs de S. João Baptista vão celebrar, no próximo dia 28 de Agosto, em Gouveia, o Jubileu de vida consagrada no Instituto de várias irmãs que fizeram a sua primeira profissão religiosa há 50 e 25 anos, respectivamente. São elas: Irmã M.ª Cecília, M.ª Elisabete, M.ª da Graça, M.ª Filomena, M.ª Madalena e M.ª da Luz (Bodas de Ouro) e M.ª da Conceição(Bodas de Prata).
Será um dia de louvor pelos dons concedidos às irmãs e, através delas, pelo bem realizado em favor de muitas outras pessoas.
Do programa consta a Eucarístia às 11:30, Almoço de Confraternização às 13.00 H e convívio no final.

P.S - Irmã M.ª Cecília e M.ª Madalena - passaram pela comunidade religiosa de Loriga.
M.ª Elisabete e M.ª Filomena - Naturais de Loriga

Irmã Madalena


Irmã Filomena
(foto retirada de: www.loriga.de)

Anúncio - Loriganet News

Não perca amanhã, nova capa Loriganet News.


quarta-feira, agosto 25, 2010

Repetição da Peça "A Ama do Padre"

Irá ser repetido esta próxima Sexta Feira no Salão Paroquial a Peça a Ama do Padre, com um elenco de variedades.Apareça e traga um amigo...


domingo, agosto 22, 2010

Loriga mais uma vez ignorada...

O Jornal Expresso tem vindo a publicar Guia Portugal (Turismo), cujo tema desta 10.ª Edição (Jornal Expresso de 21/08/2010) é sobre a Beira Interior.
Loriga neste guia turístico torna a ser novamente ignorada, mencionando localidades do concelho de Seia, bem vizinhas muito longe das potencialidades de Loriga...
Vejamos:

(clique na imagem para ampliar)

Encenação Teatral " A ama do Padre" - Vídeo

Festa dos Benfiquistas em Loriga

Alguns registos da Festa dos Benfiquistas em Loriga, que se realizou hoje.


Grande Noite de Teatro no Salão Paroquial

Realizou-se ontem pelas 21h30, no Salão Paroquial de Loriga um Sarau Teatral e em complemento uma sessão de variedades.
A Peça levado a cabo por este grupo de pessoas foi a "Ama do Padre".
O valor da receita reverteu a favor dos Bombeiros Voluntários de Loriga.
Deixo alguns registos:


Encenação da Peça









Sessão de Variedades






sábado, agosto 21, 2010

Capa da Semana - Loriganet

Se o Blogue Loriganet fosse um Jornal Semanal esta seria a 1.ª capa do mesmo

(clique na imagem para ampliar)

sexta-feira, agosto 20, 2010

Anúncio - Loriganet News

Não perca a amanhã, nova capa Loriganet News.


terça-feira, agosto 17, 2010

Noite de Teatro em Loriga


(clique na imagem para ampliar)

segunda-feira, agosto 16, 2010

Grande Convivio dos Sportinguistas de Loriga


Deixo um vídeo elaborado pelo Conterrâneo José Fernandes que demonstra bem quanto é ENORME o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL




domingo, agosto 15, 2010

Festa do Benfica em Loriga

(clique na imagem ampliar)

sábado, agosto 14, 2010

Confraria lançou Rota da Broa





A Confraria da Broa e Bolo Negro de Loriga apresentou, hoje dia 14 de Agosto, a “Rota da Broa de Loriga”.

A Broa de Loriga é um pão de milho com largas tradições, muito apreciado e consumido. A divulgação da “Rota da Broa de Loriga”, permite desvendar um universo rico de experiências e tradições associadas a este alimento. Sugere aos visitantes de Loriga um conjunto de percursos pedestres, para, num especial contacto com a natureza, melhor conhecerem a sua história e dinâmicas, desde o cultivo do milho – seu principal ingrediente –, à confecção. São identificados locais e práticas de referência, que fazem parte de um valioso e distintivo património de Loriga, a usufruir e a preservar.
A Confraria pretende promover com esta iniciativa um conhecimento mais esclarecido do meio ambiente e património local e, sobretudo, contribuir para o seu adequado usufruto e preservação no futuro.
O lançamento formal da “Rota da Broa de Loriga” teve inicio hoje dia 14 Agosto, pelas 11 horas, na Escola Dr. Reis Leitão. Constou ainda do programa da sessão uma degustação de broa de Loriga, bem como uma exposição de cartazes feitos pelos alunos da Escola Dr. Reis Leitão sobre o “Ciclo da Broa”. Os cartazes foram produzidos no âmbito de um concurso sugerido à Escola pela Confraria, em que foi atribuído um prémio ao cartaz vencedor.
Recorde-se que o Cartaz Vencedor foi elaborado por Sara Oliveira e Rafaela Almeida.
Antes desta sessão realizou-se por volta das 8h:00 o percurso "Rota da Eira", um dos percursos pedestres que integram a Rota da Broa de Loriga.

Percurso Pedestre



Cartaz Vencedor



Cerimónia de atribuição dos Prémios











Sara Oliveira e Rafaela Almeida recebendo o prémio pelo cartaz elaborado











Mancha Negra...

O incêndio activo há mais de três dias no concelho de Seia é um dos maiores de sempre no Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE), onde já consumiu 2500 hectares, disse à Lusa o coordenador do Parque, Armando Carvalho.
Apesar de estar entre os incêndios com maior extensão, «não foi o mais grave em termos das espécies protegidas destruídas», uma vez que «80 por cento consumiu matos resultantes do abandono de terrenos agrícolas ou regeneração natural», explicou o coordenador.
Por outro lado, as frentes de fogo têm avançado a baixas altitudes da Serra da Estrela. «Só a partir de altitudes mais elevadas, que não se encontram em mais nenhuma montanha portuguesa, é que temos valores naturais mais raros», sublinhou.
O histórico de incêndio do PNSE mostra que as zonas em causa são áreas que ardem «com alguma periodicidade», o que Armando Carvalho acredita que só será resolvido se houver repovoamento e regresso da actividade agrícola.
Tendo em conta as zonas ardidas, aquele responsável acredita que o incêndio terá pouco impacto nas actividades económicas da montanha.
O fogo poderá até beneficiar o pastoreio, dado que as áreas ardidas deverão dar origem a novas zonas de pasto após as chuvas.
Contudo, a destruição da cobertura vegetal vai dar origem a maior erosão da paisagem. «Estamos a falar de zonas de serra e, quanto maior o declive, maiores vão ser os problemas», destacou. «Agora, tudo depende das condições climatéricas que se seguirem, nomeadamente, a quantidade de precipitação», acrescentou Armando Carvalho. «Não diria que a situação seja grave, mas obviamente que vamos ter problemas com a erosão», concluiu.
O fogo deflagrou na terça-feira em Aldeia da Serra, poucos quilómetros acima de Seia, progrediu em direcção a São Romão, a partir de onde iniciou depois a progressão serra acima. As chamas só foram travadas na Lagoa Comprida, cercaram a aldeia do Sabugueiro e cortaram a estrada nacional 338 para Loriga. (in Porta da Estrela)

De momento deixo a mancha negra em Loriga visível através das várias fotos tiradas durante a tarde de hoje.