quarta-feira, junho 15, 2011

Eclipse Lunar de 15 de Junho de 2011



Foto do eclipse lunar de 21 de Dezembro de 2010.
Crédito: Jiyang Chen
(clique na imagem para ver versão maior)

O eclipse lunar total mais longo desde Julho de 2000 irá ter lugar na Quarta-feira (15 de Junho). Observadores na Europa, Ásia, Médio Oriente, África e Austrália estão na posição ideal para testemunhar este espectáculo celeste.

O evento é o primeiro eclipse lunar de 2011, entre dois eclipses lunares totais este ano. Este, que vai ocorrer durante a Lua Cheia de Junho, começa às 18:26 (hora de Portugal) e dura até à meia-noite (hora de Portugal). No nosso país, à hora que a Lua nasce (20:47), já o eclipse vai praticamente a meio.

Para os observadores em regiões onde será visível, o eclipse proporciona um espectáculo de cortar a respiração: o período de totalidade será de 100 minutos. Nos últimos 100 anos, apenas outros três eclipses rivalizam com a duração da totalidade do eclipse do próximo dia 15. O último eclipse lunar de duração idêntica ocorreu a 16 de Julho de 2000, cuja fase total durou 107 minutos.

Os eclipses lunares totais ocorrem quando a Terra passa directamente entre o Sol e a Lua, provocando uma sombra através da qual a Lua então viaja.

Da Terra, a Lua parece ficar mais escura e tornar-se alaranjada ou avermelhada, eventualmente regressando ao seu tom normal. Quando a luz do Sol passa pelos lados da Terra, atravessa uma longa e espessa camada da atmosfera da Terra. Luz solar com comprimentos de onda menores, como a cor azul, são espalhados pela atmosfera, por isso quando a luz chega finalmente à Lua, apenas restam os comprimentos de onda maiores, como o vermelho. Na Terra, o mesmo acontece ao pôr-do-Sol, à medida que o dia se torna em noite."

Ao contrário dos seus homólogos solares, os eclipses lunares não necessitam de protecção para serem observados.

O eclipse lunar de Quarta-feira faz parte de uma rara série de três eclipses, que ocorrem em Junho e no princípio de Julho. O primeiro foi um eclipse solar parcial que ocorreu dia 1 de Junho e o terceiro é outro eclipse solar parcial, a ocorrer dia 1 de Julho, mas apenas visível de uma região remota perto da Antártica.

O segundo eclipse lunar de 2011 vai ocorrer no dia 10 de Dezembro e será também um eclipse lunar total. Infelizmente, não será visível de Portugal.

Saber mais sobre este fenómeno:
http://arautodofuturo.wordpress.com/2011/06/15/eclipse-lunar-15-06-2011/Link

0 comentários:

Postar um comentário