terça-feira, março 20, 2012

Dia 25, Amenta das Almas na Vila de Loriga


O Mistério da Amenta das Almas na Vila de Loriga é a primeira iniciativa a integrar o plano de animação do projeto das Aldeias de Montanha, na rúbrica Serões de Aldeia, que prevê valorizar e dignificar as tradições mais importantes para a identidade destas aldeias. 
A realização da "Amenta das Almas", prática religiosa de oração pelas almas, durante a quaresma é uma tradição na vila de Loriga, que tem sido mantida ao longo das gerações. Este ritual tem lugar na noite de sábado para domingo, habitualmente por volta das 2h da manhã e que no dia 25 se realizará, excecionalmente, à primeira hora.
Trata-se de uma tradição secular que a Câmara Municipal de Seia pretende preservar, valorizar e divulgar, no âmbito do Projeto das Aldeias de Montanha. Para este efeito a autarquia, em colaboração com toda a comunidade, delineou para este território um plano de animação que se materializará nos denominados “Serões de Aldeia”, uma estratégia diferenciadora de valorização da identidade das populações, com base na riqueza e autenticidade das suas tradições, enquanto capacidade dos territórios se diferenciarem como destinos turísticos.
Este “Serão” terá início à primeira hora de domingo no adro da igreja, onde a figura do guardião da aldeia surge pela primeira vez, enquanto anfitrião que fará a explicação dos momentos a decorrer. De seguida seis homens posicionam-se em cinco locais distintos da Vila, que durante 30 a 35 minutos entoam cânticos em orações.
Paralelamente foi lançado o desafio à restauração da vila de Loriga para apresentarem gastronomia típica da páscoa, para que assim os visitantes possam viver em pleno a tradição pascal. 

0 comentários:

Postar um comentário