domingo, dezembro 20, 2009

Situação meteorológica adversa - precipitação forte, queda de neve, tempo frio e agitação marítima

De acordo com as informações actualizadas e disponibilizadas pelo IM, o estado do tempo no território de Portugal Continental será fortemente influenciado pela passagem de uma superfície frontal entre o final de Domingo (20DEZ) e Segunda-feira (21DEZ). Como tal, salienta-se a ocorrência de precipitação por vezes forte, em especial nas Regiões do Sul, estendendo-se progressivamente ao resto do território.
Poderá ocorrer queda de neve em quase todo o território, nas cotas acima dos 300 metros, com especial relevância entre a noite de Domingo e a madrugada de Segunda-feira.
A temperatura na quase totalidade do território continuará a registar valores baixos, os quais, associados à previsível intensificação do vento aumentarão a sensação de desconforto térmico.
Igualmente significativo será o aumento da agitação marítima na Costa Sul com ondulação que poderá atingir os 4,5 metros.



Tenha especial atenção:

À adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;
À desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes que possam ser arrastados;
À limpeza dos bueiros, algerozes, caleiras e respectivos sistemas de escoamento;
À utilização de várias camadas de roupa em vez de uma única peça de tecido grosso. Evite as roupas muito justas ou que façam transpirar;
Aos cuidados redobrados com actividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos, passeios à beira-mar e estacionamento de veículos na orla marítima;
À possibilidade de formação de lençóis de água nas vias, adoptando uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e cumprindo a sinalização relativa a eventuais cortes de estrada;
Se suspeitar que você ou alguém que o rodeia está com sinais de hipotermia (corpo frio com tremuras, pele roxa e falta de reacção) ligue imediatamente para o 112.
No que respeita às medidas a ter em conta face à previsibilidade da ocorrência de queda de neve e formação de gelo nas estradas:

Para quem pretende viajar:

Evitar fazer viagens para as zonas onde se prevê queda de neve, procurando antecipar ou adiar essas viagens;
No caso de ter de o fazer deve:
Procurar informar-se através das concessionárias ou das forças policiais, de quais os condicionamentos de trânsito existentes e vias alternativas de circulação;
Estar atento antes e no decurso da viagem às informações difundidas pelos órgãos de comunicação social;
Circular preferencialmente utilizando as vias rodoviárias mais seguras;
Tomar algumas medidas preventivas, como sejam munir-se de correntes, alguns agasalhos e alimentação suplementares e garantir o abastecimento do depósito do veículo para fazer face à possibilidade de ser forçado a paragens prolongadas durante a viagem devido à neve e ao gelo.
Nos locais onde se verifique a queda de neve:
Seguir escrupulosamente as indicações transmitidas pelas autoridades policiais no que concerne ao respeito pelos cortes de estrada, percursos alternativos, sinalização e outras informações;
Evitar parar ou abandonar a viatura na faixa de rodagem, contribuindo para o aumento do congestionamento de trânsito;
Ter especial atenção à brusca formação de gelo na estrada, que poderá dificultar a condução e provocar o atravessamento dos veículos e a ocorrência de acidentes;
Evitar comportamentos de risco que poderão originar acidentes não previstos.
Recomendações com o aquecimento do lar:

Não se esqueça que a ventilação é muito importante quando se utilizam lareiras ou braseiras;
Não seque roupa no aquecedor e afaste-o de cortinados, tecidos ou mobílias;
Se utiliza lareira use um resguardo próprio para evitar que qualquer faúlha salte para fora e igualmente para impedir uma possível queda de pessoas para o seu interior, especialmente crianças ou idosos.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil, através do seu Comando Nacional de Operações de Socorro, continuará a acompanhar permanentemente a situação em estreita colaboração com o Instituto de Meteorologia, difundindo os comunicados que se julguem necessários.

0 comentários:

Postar um comentário