domingo, dezembro 25, 2011

Fogueira de Natal 2011

A fogueira do Natal continua a ser um dos rituais natalícios mais enraizados no interior Beirão, em que Loriga não foge à regra.
Em Loriga dias antes e até no próprio dia começa-se juntar grandes quantidades de lenha, no largo da Igreja, para que o povo se aqueça e conviva depois da consoada e enquanto espera pela missa do galo. Geralmente este ponto de encontro para todos vai prolongar-se até quase à manhã do dia seguinte, não faltando, hoje em dia, comida e bebida e, com certeza, muita conversa.

É um encontro e convívio de índole cultural em que se transporta para fora da intimidade do lar, e de uma forma mais alargada, o hábito familiar da reunião à volta da lareira. Possui um significado religioso que antecede ao tempo em que os povos aguardavam o nascimento do Menino Jesus. "Depois que todos se iam apercebendo que Jesus Cristo estava para nascer a qualquer momento, os pastores reuniam-se então, em conjunto, à volta da fogueira, e em vigilância, à espera da revelação do acontecimento".
A fogueira de Natal é acesa algumas horas antes da missa do galo, no dia 24 de Dezembro.
A duração da fogueira geralmente hoje em dia fica restrita aos dias 24 e 25, enquanto antigamente durava até ao principio do Ano Novo.

A época natalícia em Loriga tem um sabor a tradição, onde a fogueira de Natal se mantém como um ritual que vai juntando ao longo dos tempos todos os Loriguenses.
Votos que esta tradição tenha continuidade para os nossos vindouros e que orgulhe a todos, as memórias do que ainda é a tradição e realidade de ser Loriguense.

Ficam alguns registos da Fogueira de Natal 2011.




















0 comentários:

Postar um comentário